registo newsletter
 
| |
Obras de Arte
Vigas T

As vigas de geometria em T são utilizadas na concepção de pontes. A altura da viga é variável de acordo com o vão a vencer. O tabuleiro é calculado em isostáticos ou contínuos. A solução composta unicamente por VIGAS T tem a vantagem de reduzir o tempo de montagem, podendo também ser montadas com pré-lajes treliçadas ou pré-esforçadas.


Pré-lajes

Aplicadas em obras de arte na execução dos tabuleiros, as PRÉ-LAJES TRELIÇADAS ou PRÉ-ESFORÇADAS conjugadas com viga T ou vigas caixão são muitas vezes usadas pelos projectistas. Oferecem vantagens face a outras soluções em tabuleiros inclinados,mantendo a facilidade de montagem e rapidez.


Vigas de Bordadura

A construção de pontes requer muitos estudos de engenharia civil ao nível da segurança rodoviária, mas também, de arquitectura e estética que são hoje factores importantes em todas as obras de engenharia. A pré-fabricação em betão procura acompanhar essas tendências sugerindo os melhores produtos, como a Viga de Bordadura, que não sendo um elemento estrutural, é importante para harmonizar a bordadura dos tabuleiros da ponte em toda a sua continuidade.


Acrotérios

O Acrotério tem a função de delimitar a transição do tabuleiro para os encontros da ponte, sendo colocados nos alinhamentos do guarda corpos. Em algumas situações, são também utilizados para a aposição de informação.


Desenvolvido com Easyweb